Este guia foi inteiramente escrito por mim e, claro, poderá ter opiniões diferentes. Eu já joguei muito de BP int no servidores oficiais e neste já to quase Hero.
O foco é fazer os novatos entenderem um pouco como funciona o BP AOE INT.
Caso queira, você pode adaptar esta build para BP Aoe For, trocando Int por For e upando Burstcrack invés de Bgvur Tialbold, mas como eu não tenho muita experiência em build focada em For, você deverá fazer outras adaptações necessárias.
Prós:
- Você depende apenas da cura de um RM. Se ele não tiver os buffs certos para você, basta se buffar.
- Você consegue tankar bem e ter um dano muito bom simultaneamente.
- Por ser focado em int, seu buffs terão maior duração.
- Equips relativamente baratos comparados com outras classes.
- Prevention e Stonehand tornam o seu lure bem tranquilo.
- Você se adapta bem em qualquer respawn.
Contras:
- Você é uma máquina de torrar mana. Prepare-se pra usar muita Poção. Poção suprema é super bem vinda aqui.
- Sempre será necessário ter cura de um assist/RM ou gastar com alimentos que enchem a vida completamente.
- A sua skill principal de AOE INT Bgvur Tialbold é habilitada apenas no level 70.
_________________________________________________________________________________
Build
Atualmente é possível realizar 3 builds diferentes.
Foco em Int
For: 15
Dex: 15
Sta: 100~120
Int: o resto
Essa build é indicada para lurar poucos bichos, mas matar bem rápido.
Um ponto bom nessa build, é que seu buffs serão cada vez melhores. Stonehand e Asmodeus com uns 200 de int, fica com cerca de 7 minutos de duração.
Foco em Sta
Dex: 15
Sta: o resto
Int: 80~100
Basicamente o inverso da de cima, você ficará mais tank e dará um dano um pouco menor, por óbvio.
Full STA
Dex:15
Sta: Tudo
Int: 15
Aqui é pra quem quer lurar tudo de uma vez, mas irá matar bem devagar comparado as outras builds.
_________________________________________________________________________________
Minha opinião sobre a melhor build?
Aqui, quero dizer que se trata de MINHA OPINIÃO, baseada em experiência própria e vendo outro jogadores. Lembrando que esse guia é PVE.
Para isso, acho interessante aqui diferenciar o que é "tecnicamente viável" e o que é "viável na prática".
Quero deixa bem claro que todas as builds são "tecnicamente" viáveis, ou seja, todas você conseguirá fazer um level up tranquilo. Nenhuma delas é "errada".
No entanto, baseado na minha experiência, a build mais viável na "prática" é a com 120sta/Resto int.
Apesar das outras cumprirem bem sua função, temos que lembrar que nem todo o respawn é perfeito, então em lugares que os mobs estão mais espalhados, fica difícil lurar muitos de uma vez, sem que eles voltem. Além disso, em respawn que tenha algum outro jogador upando, a tarefa de lurar muito também fica difícil. Isto é, na "prática" é mais difícil lurar um monte de mobs pra fazer valer sua defesa extremamente alta.
Por outro lado, colocar bastante int na build fará diferença no seu dano. Já bati 8k+ em monstros com 10 level's de diferença.
Por isto, a build com o foco em int acaba sobressaindo (na minha opinião, ok?), pois você irá lurar apenas um pouco e matará MUITO rápido. Poderá jogar tranquilamente em respawns que não são muito bons ou que tenha outros jogadores upando junto.
Skills
Aqui não há muito segredo, upe todos os buffs que te ajudam a matar e tankar, e claro não se esqueça da sua skill de dano Bgvur Tialbold.
Todas as outras skills, evolua apenas o mínimo possível no início para habilitar as outras. Não detalharei as skills focadas em PvP, apenas as útei para upar (PvE).
Skills de assist:

Skills de BP:

Itens
Sets:
Aqui também não há muito segredo, sempre prefira os sets greens que te darão maior defesa.
Sim! Independente da build (mesmo focando em Int), é interessante focar defesa em seus itens (inclusive nos awakes, cards etc).
Set Shurand/Shuran

Set de assist level 60 que te dá Int +8 e Hp +15%. Um bom set inicial e MUITO barato, mas não invista com muito upgrades, pois logo no level 75 você trocará para o seguinte.
Set Alext/Ales

Set billposter level 75 que te dá Dex +8 e Hp +15%. Apesar de dar destreza, invés de int e manter os 15% de hp do set anterior, a sua defesa em geral vale a pena troca, mas não é obrigatório. É outro set relativamente barato.
Set Billst/Billporon

Set de Billposter level 105 que te dá Def +10%, Ranged Block +15%, Melee Block +15%, HP +15%.
Aqui sim é upgrade em tanto. Esse set é MUUUUUUUUITO bom, vale a pena investir pesado nele. Provavelmente será seu set pro resto do jogo.
Outro ponto positivo é que um set bem barato e fácil de se obter.
Set Grim e Roenier/Roelayne
Deixarei apenas uma menção acerca destes set. Apesar deles terem uma boa defesa e HP, eles não tem melee e ranged block, por isto na minha opinião acho o Billst/Billporon melhor. Mas caso você queira trocar no level alto, eles são viáveis.
Punhos
Os punhos agora dão basicamente os mesmos status: Critical Chance, Attack Speed, Hit e Adoch. Estes status não são nada atraentes para o BP AOE's.
Por isto, a real é que você poderá usar qualquer punho que tenha um dano base alto. Desta forma, vou apenas SUGERIR dois punhos no início.

Os punhos de nível master e superiores, você pode escolher qualquer um que caiba no seu bolso. Recomendo comprar apenas um, já que são bem caros, o danos são relativamente próximos e interferem pouco no dano AOE.
Cards
As cards no set podem ser a Volcano Card que dá HP, Earthquake Card que dá Def ou Lighting Card que dá attack. As escolha vai depender 100% da sua build, mas como eu disse acima, mesmo a build com foco em int, as cards mais defensivas acabam sendo mais úteis nesta build.
Já na arma e no escudo você pode usar a Water Card que dá Int e diminui o cast timing, Land Card que dá Vig ou Wind Card que dá velocidade de movimento. Particularmente, prefiro utiliza Wind card aqui, pois lurar rápido = exp mais rápido.
Jóias

Já os colares, pode usar qualquer um que aumente seu HP, sua Def ou até mesmo sua mana. Invista aqui só quando todos seus equips já estiverem top.
Escudos
Os escudos não tem muito o que falar.
Arrume um com awake que dê muito Vig.
Dicas, observações e considerações finais.
- Normalmente, os BP's upam até o level 70 usando burstcrack focando em For/Sta e depois usam o re-stat para se tornar aoe int e focar a skill Bgvur Tialbold. Apesar de facilitar bastante o up level, isso é opcional.
- Como você irá torrar mana, poção suprema é um item bem útil. Quando for "rushar" level, sempre é bom ter algumas.
- Itens que aumenta sua Speed, como orbes de vento do pet buff e cartas Fly, irão te ajudar bastante a lurar rápido e, consequentemente, upar rápido.
- Se a skill Prevention estiver sendo muito "usada", isto é, "estourando" com muita frequência, é sinal de que você precisa dar uma atualizada em seus equips ou lurar menos.